Carta dos Missionários Eduardo e Jane | Seara Albânia
"Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus." Jo3.3
Albânia, 28 de agosto de 2015.
  
            A paz de Cristo Jesus a todos os amados e abençoados irmãos.

Com muita perseverança e amor que vem de Deus é que estamos combatendo o bom combate aqui na Albânia. Estamos felizes pelo que Deus tem feito e continuará a fazer neste ultimo ano que deveremos completar até nossa ida ao Brasil. Tivemos o trabalho de férias com as crianças e adolescentes que foi muito abençoado e pudemos ver crianças e adolescentes sendo tocados pelo poder de Deus.
 
Crianças
Essa é a segunda vez que fazemos EBF de férias no novo espaço em Valias. O tema deste ano foi JESUS, MEU HEROI DE VERDADE, através deste em 4 dias falamos que Meu heroi tem poder para transformar, tem poder para curar, tem poder sobre a natureza, e tem poder para salvar, e que Meu herói é JESUS. Trabalhamos com as seguintes faixas etárias de 3-6; 7-9 e 10-12 anos de idade. Traduzimos algumas canções que falam deste tema e as crianças aprenderam bem rápido. Houve brincadeiras, lanche e muita palavra de Deus através do contato direto e indireto. Fizemos peças teatrais, trabalhos manuais todos os dias sendo que no último fizemos junto com eles a pulseira com o plano da salvação. Eles gostaram muito. Este ano participamos ativamente também do mesmo trabalho na Igreja Emanuel em Kamez, foi muito bom interagir com as crianças de lá, usamos o mesmo programa.
Algumas crianças já tem demonstrado temor a Deus no seu modo de agir, temos visto mudança no comportamento delas. Estão começando a rejeitar a mentira, o engano e outros acontecimentos ruins que se desenvolvem no dia-a-dia. Um exemplo que temos, são os filhos da Tefta; uma das mulheres que se batizaram recentemente conosco. Seus filhos estão falando de Jesus em meio à família, pelo fato de que recentemente a avó deles que é muçulmana, veio a Jane e comentou que eles tem falado de Jesus dentro de casa. Temos a certeza que a semente de salvação está plantada nos corações dessas crianças e que no tempo certo trará frutos para o Reino de Deus.
 
Adolescentes
Tivemos um numero de quase 40 adolescentes das regiões de Valias e Kamez juntos. Foram quatro dias maravilhosos na presença de Deus com o tema: Andando pela fé. As atividades foram variadas e prenderam a atenção desses adolescentes. Houve teatro, brincadeiras, cine pipoca e muita palavra de Deus que foi pregada nos quatro dias de evento. Hoje pela graça de Deus podemos contar bênçãos sobre alguns adolescentes que se converteram conosco. O Visi que batizou ano passado tem sido benção para nós, juntamente com o Leo e o Klevis, que também nasceram de novo (serão batizados ainda este ano!!!!). Outros meninos e meninas continuam vindo aos encontros semanais e adolescentes novos tem se chegado aos encontros. Esta semana tivemos 15 adolescentes entre meninos e meninas, estamos alegres pela vinda deles, pois estão observando os outros que já são convertidos e vendo a diferença no comportamento e convicção na fé em Jesus!! Isso é muito bom e gratificante!! Alguns de nossos adolescentes nos ajudaram bastante na EBF das crianças. Foi maravilhoso vê-los apoiando o trabalho, juntamente com alguns jovens da igreja em Kamez.
 
Projeto Semente de Esperança
Como sabem tivemos um bom êxito no nosso primeiro ano com a formatura das 8 crianças e 3 adolescentes que fizeram parte do projeto.
Já estive na escola conversando com a diretoria da escola e todos irão voltar sendo aprovados na classe seguinte. Somente o Denis, que completou 11 anos ainda não é matriculado, irei fazer a sua matricula. Glória a Deus por isso, pois de inicio ela não queria aceitar alegando que ele passou muito da idade para ser matriculado. Mas a fidelidade de Deus sempre nos alcança, então ela aceitou fazer a matricula dele e vamos trabalhar juntos para que ele consiga se adaptar à escola. Os 3 adolescentes estão alistados num sistema chamado Segunda Chance no qual terão acompanhamento pela escola e nosso.
Muitas coisas que planejamos como objetivo não foram realizados principalmente por falta de recursos. Mas graças a Deus conseguimos dar o lanche diário, ainda que não fosse o lanche e almoço conforme desejávamos, mas algumas vezes no lugar do lanche demos almoço. Estamos felizes pelo que Deus fez e estamos seguros que muito mais Ele fará.
Vamos reiniciar o projeto no próximo dia 21 mesmo sem os recursos necessários. Cremos que Deus vai enviar. Vamos trabalhar no horário da manhã com alfabetização para 10 a 15 crianças e adolescentes e na parte da tarde com reforço escolar como nosso grupo de alunos do primeiro ano do projeto. Sabemos que o trabalho está se intensificando por isso precisamos muito de suas orações por saúde, direção de Deus e sustento financeiro.
Nos ajude também em oração pois existem muitas crianças que estão na escola e mesmo passando de ano não sabem ler e escrever. Lembram do sistema de aprovação automática, então, aqui é assim. Temos o desejo de ajudá-las também com reforço escolar, mas ainda não temos pessoas que possam nos ajudar nesta tarefa.
 
Valias-Reforma
Estamos com grande necessidade de fazer alguns reparos no lugar novo onde estamos. A casa está precisando de reparos interna e externamente. Precisamos pintar e fazer alguns reparos internos nas paredes. Como sabem o terreno que temos é bem grande (4.000 m²) e na parte lateral da casa queremos fazer um pequeno campo de futebol e vôlei para que os meninos e meninas possam se divertir. O serviço não será muito custoso, mas necessita de um trator adequado que alugaremos por um dia e algumas ferramentas para fazer o serviço. Queremos usar esse espaço para os jovens e para a escolinha de futebol (que está parada, por falta de recursos), pois não podemos mais pagar o aluguel do campo que estávamos usando na comunidade. Com esse espaço pronto, Eduardo terá grandes momentos para estar com os meninos de formal integral; conversando, evangelizando, lanchando etc. e também podendo assim estar mais dias da semana com eles.
 
Tradução
Eduardo começou a traduzir uma serie de vídeos que servirão para a edificação da igreja albanesa. Para começar ele escolheu dois temas: Arqueologia Bíblica e Evolução x Criacionismo. Orem para que ele possa se concentrar ao máximo na tradução e tenhamos êxito no serviço prestado à igreja do Senhor Jesus aqui na Albânia.
Este mês tivemos a visita do Dr. Alberto, clinico geral que prestou atendimento em dois dias na nossa comunidade. Tivemos 93 pessoas atendidas em 2 dias e ele aconselhou exames e nos casos que pode deu medicamento. Fizemos o cadastramento destas pessoas que iremos visitar. Orem por estas visitas para que Deus nos use para a glória Dele.
Pedimos oração pelo Arben, marido da Tefta. Ele teve uma recaída na bebida e Eduardo está evangelizando ele pessoalmente. Estamos tentando uma parceria para interna-lo em um Centro de recuperação, sabemos que Deus é poderoso para libertá-lo completamente.
A economia mundial tem afetado muito o nosso sustento, principalmente pelo aumento do euro. Tivemos uma queda significante na nossa entrada deste mês e infelizmente não podemos mais investir parte de nosso sustento no trabalho diário. Este mês temos despesas extras tais como a compra de lenha (inverno), que não pode esperar, pois a partir do mês que vem vai ficar mais cara; o vidro para brisa do carro que recebeu uma pedrada quando estacionado e graças a Deus não rachou muito, mas já abriu mais um pouco e temos receio que aumente ou quebre a qualquer momento; e óculos para Eduardo, pois seu óculos quebrou ( já o tinha há 6 anos).
 Louvamos a Deus pela fidelidade de nossa igreja e de alguns mantenedores, mas infelizmente alguns mantenedores por SEMIPA não puderam se manter fieis. Nossa oração é que Deus os continue abençoando. Precisamos de novos parceiros de oração e finanças que possam nos ajudar de alguma forma, pois estamos com grande necessidade para o reinicio da Escola de Futebol e do Projeto Semente de Esperança, reforma do local, sem falar no nosso próprio sustento.
 
Pedidos de oração
- Embora o trabalho tenha se desenvolvido bastante, temos grande necessidade de trabalhadores. Orem para que Deus envie pessoas para que possam nos ajudar integralmente em Valias.
- Pela Igreja em Valias, por unção e crescimento espiritual;
- Por nossas vidas por unção, sabedoria e graça para a realização do trabalho na igreja e nos projetos;
- Pela minha saúde, pois estou com gastrite;
- Pelas crianças do Projeto Semente de Esperança, pela adaptação à escola e pelos novos alunos;
- Por novos mantenedores para nós e para os Projetos;
 
Agradecimentos a Deus e a igreja
- Pelos amigos e igrejas mantenedores de oração e finanças que sido benções em nossa vida e ministério.
- Pelo aprendizado da língua que a cada dia se desenvolve mais e mais.
 
Eduardo e Jane Monteiro
 


Voltar