Carta Miss. Eduardo e Jane | Projeto Albânia - Fev2016
Albânia, 26 de fevereiro de 2016.
 
“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; corrigindo com mansidão os que resistem, na expectativa de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do diabo, por que haviam sido presos, para cumprirem a vontade de Deus.” 2Tm2.24-26
 
Ontem completamos três anos aqui na Albânia. Temos vivido de forma que o testemunho de Cristo possa ser fixado na mente e sob o olhar das pessoas que nos cercam. Dias difíceis temos passado, visto que nem todos aceitam o testemunho Cristão e quanto mais o tempo passa, mais queremos ver os milagres de Deus, que às vezes não acontece na vida de algumas pessoas que vivem próximo de nós. Assim também aconteceu por lugares onde o Senhor Jesus andou “e não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.”. Entretanto, estamos convictos que aqueles que já abriram o coração para Jesus, e os que têm aberto, têm alcançado o favor de Deus.

Ainda este mês estarei retornando com a escola de futebol, orem para que eu consiga administrar o tempo e conseguir passar disciplina e o evangelho aos pequenos corações. Continuo também empenhado na tradução de alguns materiais que julgo será útil para a igreja Albanesa.

Testemunho

Quando chegamos o Leo era uma pessoa bem arrogante e contestadora, pelo fato de ter ouvido algo sobre o evangelho, mas não ter tido ainda uma experiência com Deus. Porém, no ano passado ele foi impactado pela presença de Deus em um dos cultos realizados na igreja em kamez e no dia-a-dia conosco em Valias. Esse moço de 16 anos começou a nos ajudar muito após sentirmos que de fato ele havia se convertido. Todos os dias estávamos no projeto com as crianças e o Léo nos acompanhava. Porém, há três meses atrás sua família decidiu que ele devia abraçar uma oportunidade surgida na Suécia e o Leo foi e conseguiu ingressar como imigrante e agora estudante. Não perdemos o contato com ele. Orientamos a buscar uma igreja evangélica; graças a Deus ele já achou e frequenta, se integrando ao grupo jovem. Comecei um estudo através da internet com ele e isso o tem fortalecido mais e mais na fé. De fato ele me disse que não está muito feliz fora da Albânia. Mas o orientei para que ele ore e peça que a vontade de Deus seja feita acima de tudo. Temos esperança que ele seja um bom líder na igreja no futuro, pois ele mesmo tem se interessado em estudos bíblicos desde que o levei no seminário teológico das Assembleias de Deus aqui na Albânia. Oremos pelo Leo e que ele seja um instrumento de Deus onde esteja.

Projeto Semente de Esperança

O sistema escolar voltou e nós estamos tentando voltar com o Projeto Semente de Esperança, estamos com o desejo de fazer um trabalho com algumas crianças que estão fora do sistema escolar e necessitam ter uma ocupação na vida. Estamos tentando alcançar esse pequeno grupo, para iniciar alfabetização com os mesmos. São crianças soltas na rua e sem cuidado e atenção, a faixa etária inclui de 3 a 7 anos de idade.
 
Nos ajude em oração, pois precisamos de voluntários, pois com o grupo que já temos não podemos trabalhar com dois grupos distintos, pois já temos a aula para as crianças do projeto.

A maioria das crianças que fizeram parte do projeto continuam frequentando regularmente a escola. Glória a Deus por esta vitória. Porém precisamos orar pelo Klevis (14 anos) e Luci (11 anos) que devido à descriminação não conseguiram permanecer e para que eles não percam o ano, Jane voltou a dar aula para eles.  Oremos para que eles sejam assíduos e se desenvolvam bem. E que Deus continue orientando e abençoando a Jane na comunicação com as crianças. Neste grupo está também Denisi que fará uma prova em Junho que será muito importante, pois sendo bem sucedido ele irá direto para o terceiro ano, ainda atrasado para a idade dele, mas já será um grande avanço; a irmã dele, Celestina, que infelizmente por já esta com 15 anos e por ter perdido muitos anos não pode mais ingressar no sistema de ensino (O sistema aqui é bem diferente do nosso), mas está acompanhando o ensino que está sendo dado ao Klevis. Ainda temos o Davi que tem 14 anos e devido sua situação familiar é muito revoltado, mas Deus tem nos dado graça e também estamos o ajudando para que no próximo ano letivo ele possa voltar ao sistema escolar; ele é o único que não fez parte do projeto no ano passado. Ainda temos o Loneli que não está indo à escola e ainda não voltou a estudar conosco. Orem para que Deus toque nele e que ele se junte ao grupo.

Grupos de estudo nas residências

Estamos com quatro grupo reunidos em 4 casas. Às quartas, quintas e sábados com ensino bíblico dirigido e um período de oração, essa foi um forma de alcançar mais pessoas para ouvirem o evangelho. Em breve vamos iniciar, aos domingos, um culto publico com todos. Temos o privilegio de ver suas crianças crescendo no conhecimento bíblico e seu esposo que ainda não é cristão tem estado em todos os encontros e participando ativamente. Ele pergunta, responde questionários junto conosco e está sempre disposto a nos ouvir. Orem para que ele possa se decidir e entregar sua vida ao Senhor Jesus.

O trabalho aos sábados com as crianças continua forte, algumas meninas tem se destacado e Jane tem dado oportunidade a elas participarem mais do culto. Estamos procurando leva-las a Cristo aplicando métodos dos mais variados para que entendam o evangelho de forma fácil e brincando.

Nova mesquita

Essas semanas inauguraram uma nova mesquita em Valias. A construção foi bem rápida e percebemos certa disputa em relação algumas pessoas que são muçulmanas. Ontem ouvimos que muitas pessoas foram e levaram suas crianças junto, inclusive algumas crianças que frequentam os nossos cultos, visto que muitos pais ainda não são crentes. Muitas pessoas foram atraídas a inauguração pelo fato de terem dado comida aos mais pobres e doces para as crianças. Cremos que esse projeto do inferno vem para tentar atrapalhar a obra que Deus tem em Valias, porém ao mesmo tempo, pensamos que irá nos ajudar a perceber as pessoas que vinham apenas por interesse na igreja e aquelas que são sinceras em sua fé. Pois as próprias crianças nos contam as pessoas que tem ido de forma escondida aquele lugar apenas para ganhar algum beneficio. Orem para que Jesus continue a trazer luz aos corações e revelar o real proóosito das pessoas que tem vindo à igreja.

Adolescentes

Pedimos oração pelo grupo, pelo fato de ter enfraquecido um pouco; a saída do Leo para a Suécia e há duas semanas outro adolescente, o João, foi para a Itália. Isso deixou o grupo um pouco abalado, principalmente os meninos. Oremos para que os outros meninos, alguns ainda não convertidos, continuem a vir nos encontros.

Pedidos de oração
- Estamos passando momentos difíceis economicamente, pois a alta do euro tem dificultado e muito o investimento em projetos que buscamos desenvolver. Como também seguro saúde, taxas anuais da associação cristã (AEP), renovação de passaporte, etc. Pedimos oração nesta área.
- Pelo reinicio da escola de futebol com os meninos; orem para que Deus me dê graça, paciência e sabedoria, pois o comportamento deles não é nada fácil.
- Pelo projeto Semente de esperança. Precisamos de sabedoria para saber orientar e levar essas crianças a se interessarem pelos estudos.
- Pedimos oração pelo trabalho com os adolescentes.
- Pelos evangelismos na porta da escola em valias.
 
No amor de Cristo Jesus,
Eduardo e Jane Monteiro
  
No caso de ofertas voluntárias
Itau- AG: 0283    C/c:24122-2


Voltar