Carta Miss. Osiel Barbosa | Projeto Tekove Porã - Mar2016
Paraguai, Março de 2016
 
"Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. (Rm 8.18-19).
 
            A graça de nosso Senhor Jesus seja com todos!
 
Queridos irmãos o nosso trabalho missionário não tem sido fácil, porém seguimos nesta luta em favor dos indígenas paraguaios levando a palavra de Deus. Temos feito isso por meio de estudos bíblicos e discipulado, palestras para crianças e adultos, historias bíblicas por meio de desenhos.  O acesso não é fácil estamos tendo que deixar o carro bem longe da colônia e caminharmos um pouco para conseguirmos chegar, pois a estrada acabou devido às fortes chuvas que temos tido na região.

Estamos passando para eles historias bíblicas em desenho, temos pregado e dado estudos usando esses desenhos, percebemos tem tido mais fácil aprender quando usamos materiais áudio-visual.

Eles tem aprendido muito sobre ser verdadeiro com Deus e com o próximo; sobre nunca mentir e os males causados pela mentira na vida deles e daqueles para quem eles mentem. Temos frisado muito com eles esta questão de não mentir porque os indigenas paraguaios são muito mentirosos e morrem negando a verdade e defendendo a mentira. Algumas pessoas aqui nos dizem: " isso faz parte da vida deles é a cultura deles, eles são assim mesmo e não tem jeito, eles não mudam”, mas eu e minha esposa, não vemos simplesmente como um problema cultural. Isso é também uma doença no carater e na alma, é um problema espiritual que precisa ser tratado e assim temos lutado para mudar essa situação dos indígenas aqui no Paraguai.

Gostaria de pedir a sua ajuda porque estamos precisando de material escolar para continuarmos com a alfabetização dos indígenas na colônia Ymorotî, eu tenho um bom número de livros que eu pedi a uma diretora de uma escola no Paraguai e ela nos doou bastante livros novos, porém ainda faltam cadernos, lápis, borrachas, e apontador e isso eu até o momento não consegui e por isso as nossas aulas estão paralisadas por falta de material escolar para os indígenas.

As aulas que damos pra eles de espanhol e guarani, tem ajudado bastante aqueles que não sabiam nem pegar em um lápis, muito menos assinar o próprio nome, temos visto um avanço e não queremos parar com este trabalho de alfabetização.

Minha esposa está terminando a faculdade este ano e estará se formando em “licenciatura” que é o mesmo que pedagogia no Brasil. O nosso desejo é de abrirmos nessa colônia uma escola oficial reconhecida e legalizada pelo governo do Paraguai, para atender aos indígenas e também as crianças que vivem nas fazendas ao redor da colônia; Até o momento não tem uma escola do governo na região e gostaríamos de ser os primeiros a realizar este trabalho aqui, por favor nos ajude nesta obra e que Deus vos abençoe!
 
Deus vos abençoe ricamente em Cristo Jesus!
 
Despedimos-nos na paz do Senhor Jesus.
 
Missionário Osiel e família
Contato: WatsApp: +556781249717
E-mail: osieljb@hotmail.com

 
 


Voltar