CONTRATA-SE MISSIONÁRIOS!
Tenho trabalhado com consultoria para centenas de igrejas, ajudando-as implantar um modelo sustentável de obra missionária. Nessas ricas oportunidades, tenho sentido que muitos pastores, realmente gostariam de cumprir o IDE, nas suas três abrangências (local, nacional e transcultural), mas, ficam temerosos com o tamanho da responsabilidade de enviar uma família para um país diferente, normalmente hostil. As razões desse temor são muitas: “E se não tivermos os recursos necessários para sustentá-los?”; “E se o dólar aumentar?”; “E se eles ficarem doentes?”; “E se não se adaptarem e tivermos que trazê-los de volta?”; “Valerá a pena o investimento lá fora?”, enfim.
Do outro lado do “balcão”, obreiros e suas famílias, dependentes 100% das ofertas da sua igreja, apreensivos se perguntam: “Será que não vão nos abandonar no campo?”, “Quais as nossas garantias?”, “E se meus filhos não se adaptarem?”.
Todos estes questionamentos, de igrejas e missionários, são extremamente relevantes, e devem ser levados à sério. Temos visto no campo exemplos trágicos de irresponsabilidade tanto de um lado como do outro.
Mas, existe uma alternativa para uma igreja local fazer missões, que é usar profissionais como obreiros, que ao mesmo tempo se auto-sustentem (integral ou parcial) e preguem a Palavra de Deus. E olha que esse modelo de fazer missões é mais velho do que andar pra frente! Pois o Paulo, há dois mil anos passados já se valia dessa estratégia para expandir o reino de Deus. Ele e o casal Priscila e Áquila exerciam as suas profissões de fabricantes de tendas para o exército romano para auto-sustento, paralelamente ao ministério da Palavra: “Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto. Ali, encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher [...] Paulo foi vê-los e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas. Todos os sábados ele debatia na sinagoga e convenciam judeus e gregos.” (ver Atos 18:1-4; 20:32-35, 1Co 9:6,14,18).
Esse modelo também chamado de “missões autóctones”, é uma poderosa estratégia de evangelização mundial, mas pouco utilizado pela nossa Assembléia de Deus. Inclusive, os irmãos morávios sob a liderança do Conde Nicolaus Zinzendorf, considerado historicamente como o maior movimento missionário depois da igreja primitiva, usavam esse método. Uma carta de 1750, enviada do Suriname por um missionário morávio, dizia: “O irmão Kam está colhendo café; o irmão Wenzel conserta sapatos; o irmão Schmidt está fazendo uma roupa para um freguês”. Eles se candidatavam para serem escravos por toda vida, nas fazendas e fábricas, para evangelizarem os nacionais, tamanho era o entusiasmo por Jesus!
Algo que me entusiasma com esse modelo de cumprir o IDE, é a atração que ele pode despertar em nossa juventude, que em faixa etária de formação profissional, conhecendo essa possibilidade de servir a Deus e ao mesmo tempo realizar o sonho de uma carreira secular. Imagine centenas de crentes profissionais saindo ao campo como missionários “fazedores de tendas!
Diante do exposto, que tal você que é pastor de uma igreja local, colocar no próximo informativo da sua igreja um anúncio de “emprego missionário” como aparece nesse quadro?
 
CONTRATA-SE MISSIONÁRIOS!

INSTITUIÇÃO: Nossa Igreja está selecionando dentre os nossos membros, profissionais para função bi-vocacional em campos de alta prioridade.
FUNÇÕES: Engenheiros, médicos, enfermeiras, dentistas, farmacêuticos, agrônomos professores, designer web/gráfico, técnico de esportes, etc. Qualquer profissão útil em países em desenvolvimento ou em reconstrução.
REQUISITOS: Maior de idade, casados ou solteiros, formação bíblica e ministerial, inglês ou domínio da língua local, habilidade e criatividade para desenvolvimento de estratégias de comunicação do evangelho e facilidades para novas amizades.
LOCAIS: Países da África, Oriente Médio e Ásia. (vagas também para missões urbanas).
BENEFÍCIOS: Assistência pastoral, jurídica e logística, e sobre tudo na intercessão.
VAGAS: Ilimitadas no caso de obreiros 100% autônomos.
CONTATO: Enviar currículo para análise!
  
 
JAMIERSON OLIVEIRA, é pastor titular da Igreja Batista Ethnos em Guarulhos (SP), escritor, jornalista, editor da “Bíblia Missionária de Estudo” (SBB), da “Bíblia Apologética de Estudo” (ICP).


Voltar