7 razões para você orar pela Janela 10 - 40
Descubra o que é a Janela 10-40 e compreenda os desafios que esta região tem para a obra missionária.
     É a área do mundo entre as latitudes (ou paralelos) 10º e 40º ao norte do Equador, um espaço comparado a uma janela retangular, do oeste da África até o leste da Ásia, incluindo o Oriente Médio e composto de 68 países. A Janela 10-40 cobre 1/3 da área do planeta com 66% da população mundial. Anteriormente chamada de "Cinturão da Resistência", constitui-se de um número expressivo de povos não alcançados pelo Evangelho.

 
     Anteriormente, a lista original dos países da Janela 10-40 incluía somente aqueles com pelo menos 50% do seu território dentro das latitudes 10º e 40º ao norte do Equador. Estamos usando agora a lista revisada e ampliada que inclui outros países, como a Indonésia, que estão próximos dos graus 10 ou 40 da latitude norte e que têm uma alta concentração de povos não alcançados.

    Dos 50 países menos evangelizados do mundo, 37 estão dentro da Janela 10-40. Estes 37 países compreendem 95% do total da população destas nações menos evangelizadas. Tudo isso nos leva, sem dúvida, a ver que a Janela 10-40 é um lugar que centraliza os povos menos evangelizados do mundo. A janela tem em vista a maior parte das áreas do mundo com grandes necessidades físicas e espirituais, bem como a maioria dos governos que se opõem ao Cristianismo.

     A Janela 10-40 nos confronta com um dos maiores desafios missionário do mundo e é imperativo a todos nós, cristãos, que as nossas orações tenham um período inadiável para focalizar os povos que habitam nesta região. Confie no poder que há em sua oração, e mesmo você não observando nenhum resultado visível, saiba que alguma coisa acontece quando você ora, mesmo que não possa vê-la, mas algo acontece. E um dia, os resultados serão visíveis.

Na região vive o maior número de povos não-evangelizados da terra e cerca de 4,75 bilhões de pessoas. É ali que estão algumas megalópoles de hoje, ou seja, cidades com uma grande concentração urbana como Tóquio (Japão), Calcutá (Índia), Bagdá (Iraque), Bangcoc (Tailândia) entre outras. De cada 10 pobres da Terra, oito estão nessa região, e somente 8% dos missionários trabalham entre eles. 

É nessa faixa que se concentram os adeptos das três maiores religiões não-cristãs do mundo: islamismo, hinduísmo e budismo. Na maioria dos países dessa região há falta de receptividade aos cristãos e, em especial, aos missionários que ali atuam. A liberdade religiosa, quando existe, é frágil.
 
Enumeramos 7 razões principais, porque devemos ter essa região do planeta como prioridade nas nossas orações:
    
1ª -  SIGNIFICADO BÍBLICO E HISTÓRICO
     O berço das mais antigas civilizações do mundo está na Janela 10-40. As primeiras regiões geográficas da terra, indicadas na Bíblia, no livro de Gênesis, estão no coração da Janela 10-40, onde Deus colocou Adão e Eva (Gênesis 2). Foi dentro deste território, que impérios se levantaram e caíram. É dentro da Janela 10-40, onde se desenrolou quase todos os cenários da história bíblica. Foi nela onde Cristo nasceu e viveu. Foi nela o berço da Igreja primitiva; esta região viu cumprir centenas de vezes, palavras como as de Atos 5:14: "A multidão dos que criam no Senhor, tanto de homens como de mulheres, crescia cada vez mais." Foi na Janela 10-40 que saíram os primeiros missionários para o mundo todo! Era nela onde se localizavam as igrejas fundadas pelo apóstolo Paulo as quais ele endereçou parte de suas cartas, bem como também as sete igrejas da Ásia, mencionadas no livro de Apocalipse.
 
2ª -  NÚMERO DE POVOS NÃO ALCANÇADOS
     Dentro da Janela 10-40, moram nada menos do que 4,75 bilhões de pessoas espalhadas por 68 países. No mundo inteiro há, de acordo com o livro “Intercessão Mundial”, 237 países e territórios, sendo que 50 são os menos evangelizados. E dentre estes, 37 estão dentro da Janela 10-40. Estes 37 países menos evangelizados do mundo, dentro da Janela 10-40, compreendem 97% do total da população de todos os 50 países.
      Existem aproximadamente 8.463 grupos étnicos ou povos dentro da Janela 10-40, dos quais 5.916 (62,5%) são considerados povos não alcançados, com uma população de 2,91 bilhões de pessoas. Alguns dos maiores grupos de povos não alcançados, com mais de um milhão de pessoas, estão nesta região, como por exemplo: Shaikh, Yadava, Turcos, Árabes Marroquinos, Pashtun, Jat e Burmeses. 
 
3ª -  PRESENÇA DAS TRÊS MAIORES RELIGIÕES NÃO CRISTÃS DO MUNDO
     Cerca de 3 bilhões de adeptos das três maiores crenças do mundo: o Islamismo, Hinduísmo e Budismo, vivem na Janela 10-40. Nesta região, numa extensão desde o norte da África até o Oriente Médio moram cerca de 1,58 bilhão de muçulmanos. No centro da Janela 10-40, onde está a Índia e arredores, predomina a presença do Hinduísmo, com uma população de mais de 1,2 bilhão de pessoas. Na Índia, praticamente tudo que há entre o intervalo do céu e da terra é adorado, formando um panteão de mais de 33 milhões de deuses! No lado direito do mapa da Janela 10-40, está o mundo (países) budista que cerca toda a China, que embora seja considerada uma nação ateísta, desde a revolução marxista no fim dos anos de 1940, é profundamente influenciada pelo budismo – e, detém o título de nação mais populosa do planeta. São 1,3 bilhão de chineses, dos quais a maioria está precisando desesperadamente de Jesus Cristo.
 
4ª -  MISÉRIA QUE ASSOLA A REGIÃO
     A Janela 10-40 é o lar da maioria dos pobres do mundo. Dos mais pobres entre os pobres, mais de oito em cada dez vivem na Janela 10-40. Em média, eles vivem com menos de 250 dólares por família ao ano. Se pode verificar nesta região uma triste coincidência, pois alguns dos países mais pobres do mundo, são também os menos evangelizados. O mundo inteiro produz grãos suficientes para alimentar 20 vezes a humanidade por ano. No entanto, milhões estão morrendo de fome dentro da Janela 10-40.
 
5º -  CONCENTRAÇÃO DOS MAIORES POVOS DE LÍNGUAS VARIADAS
      Mais de 1 bilhão de pessoas compõem os megapovos etnolinguísticos, "espiritualmente quebrados", que vivem dentro da Janela 10-40.
 
6ª -  EXISTÊNCIA DAS MAIORES CIDADES NÃO ALCANÇADAS DO MUNDO
     Numa lista de 50 maiores cidades do mundo, a maioria está dentro da Janela 10-40. Isso significa que em cada uma destas cidades, há uma população de mais de 1 milhão de pessoas, dos quais a maioria, vive sem Deus, sem paz e sem salvação.
 
7ª -  AS "FORTALEZAS DE SATANÁS"
     Bilhões de pessoas que vivem na Janela 10-40, não só estão debaixo de enfermidades, pobrezas, calamidades, intermináveis guerras e conflitos... A maioria não tem tido a oportunidade de conhecer o poder transformador do Evangelho de Jesus Cristo. Dos 50 países com maior perseguição aos cristãos, 43 estão nesta região.
     Existem poderosas forças demoníacas, com grande significado bíblico atuando na Janela 10-40. Uma destas forças, pode ser identificada na Bíblia, como o "Príncipe da Pérsia" (Irã). No livro de Daniel, cap. 10, observa-se que o profeta teve a visão de um anjo após manter um período de 21 dias em jejum e oração a espera de uma resposta. O mensageiro divino, afirmou o motivo pela qual a resposta demorou um pouco: "...desde o primeiro dia são ouvidas as suas palavras... Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias..."(v.13). Ora, um príncipe capaz de resistir um anjo do Senhor teria que ser de uma mesma esfera - não poderia ser um príncipe humano. Portanto, o príncipe da Pérsia citado neste versículo, só pode se tratar de um príncipe do mundo espiritual, com poderes fortes o suficiente para resistir ao anjo do Senhor e atrasar na resposta à oração de Daniel. Sendo que a resistência foi contra um anjo do Senhor, então só poderia partir de um ser com intenções opostas à Deus; ou seja, só poderia partir de um anjo decaído, rebelado - um forte demônio que atuava (ou ainda atua) nas regiões celestes sobre a Pérsia, exatamente junto de onde Daniel orava - que era na Babilônia. Daí, compreende-se o que Paulo quis dizer em Efésios 6:12: "Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes".
 
 


Voltar