Carta dos missionários Eduardo e Jane Monteiro
Albânia, 02de outubro de 2014.
 
“E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?  E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.”  At.8.36-38.
 
A paz de Cristo Jesus a todos,

            É com muita alegria que queremos compartilhar os acontecimentos recentes aqui na Albânia. Queremos agradecer a Deus e a todos que tem nos acompanhado e abençoado neste tempo tão precioso aqui na Albânia. Neste mês completaremos um ano e 8 meses; temos tido muitas lutas e muitas vitorias. Glorifiquem a Deus conosco pois no ultimo domingo tivemos os primeiros batizandos neste período em que começamos nosso serviço na comunidade de Valias. Deus por meio de nossas vidas, juntamente com a igreja de kamze tem nos abençoado, para que o reino de Deus seja expandido neste país.
 
Das pessoas que frequentaram as aulas de batismo, decidimos batizar aqueles que demonstraram interesse e mudança de vida. Assim como o Eunuco, que foi batizado por Felipe o evangelista, entendemos que os que foram batizados, compreenderam a mensagem da cruz e hoje podem testemunhar que Cristo é o filho de Deus e Senhor de suas vidas. No total tivemos três pessoas, que no contexto em que vivemos significa um grande avanço da obra de Deus. Duas corajosas mulheres chamadas Tefta e Lisa testemunharam publicamente que Jesus Cristo é o Senhor. A Tefta mãe de 4 filhos e que tem uma história de vida muito dificil onde seu esposo usava de muita violencia com ela, pode testemunhar grande vitórias em sua casa, uma delas é que seu esposo parou de bater nela e de beber, a outra é que ela agora entende o evangelho e a diferença de um cristão convertido de verdade e um muçulmano, a Tefta era de família muçulmana. Porém, agora, afirma que entendeu a diferença e que é uma cristã convertida a Jesus. Deus nos presentiou também com a Lisa; Lisa é uma mulher esforçada e que sustenta sua casa através de muito trabalho. Ela era de origem católica, mas agora entende a grande diferença entre nós evangélicos e os católicos romanos. Sua decisão em se batizar fortaleceu ainda mais a sua fé e também  de suas filhas Drilona e Rezarta que são adolescentes e frequentam o grupo de adolescentes aos sábados. A terceira pessoa a ser batizada foi o Visi. Ele é um rapaz no qual temos muita esperança através de seu comportamento e vontade de servir a Deus. Quando conhecemos o Visi a um ano e meio atrás, percebemos que ele só vinha aos cultos forçado pela sua avó que é crente; porém, algo novo aconteceu na vida desse jovem de 15 anos; ele agora está em todos os encontros, ajuda nas aulas com as crianças aos sábados e está sempre com o Eduardo, como assistente na Escola de Futebol. O Visi já tem testemunhado de Cristo.
 
            Na ultima quarta-feira ele pode orar em publico com os meninos no campo e confrontou uma afirmação de um dos meninos que disse:

            Menino: Sou Mulçumano e muçulmano não muda de fé nunca! Imediatamente o Visi disse: Muçulmano pode mudar de fé sim, pois eu era muçulmano, mas agora não sou mais. O menino se assustou e perguntou: Porque você não é mais muçulmano? Daí o Visi respondeu: Jesus fez algo diferente em minha vida, agora sigo a ele.

            Gloria a Deus nas alturas pelo testemunho do Visi. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e Eternamente, Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Que os irmãos continuem orando por nós, para que possamos pregar a palavra de Deus com mais amor e ousadia em meio a este povo.
 
            Louvamos a Deus por sua resposta de oração sobre o trabalho diário que desejamos iniciar com as crianças que não vão à escola e são negligenciadas pela família. Começamos a ter aulas com uma moça chamada Flora que faz parte de uma igreja evangélica em Tirana. Temos gostado muito e ela tem nos ajudado no aprendizado do idioma. Ao nos conhecermos melhor ficamos sabendo que ela além de formação em Língua Albanesa já teve experiência em um trabalho social feito com crianças em LAT, bairro que fica uns 40 minutos de onde estamos. Ao compartilhar nosso desejo de começar este trabalho com as crianças, ela nos falou de sua experiência e demonstrou interesse em nos ajudar. Entendemos que para o trabalho de alfabetização é melhor
 
 
 
um albanês e sozinha eu ainda não poderia iniciar. Pedimos a ela que conversasse com o seu pastor e caso ele fosse de acordo poderíamos começar. Graças a Deus ele concordou.
 
            Este mês pretendemos levantar alguns recursos para que no próximo mês iniciemos o projeto. Queremos iniciar o trabalho 5 vezes na semana com 3 horas. Iniciando às 8h30 com café seguido por devocional, depois aula, oficinas e recreação, terminando com almoço. Numa segunda fase queremos fazer reforço escolar e oficinas na parte da tarde para aqueles que vão à Escola (aqui o sistema é de aprovação automática; a única coisa que reprova é um grande numero de faltas; muitos deles tem grande defasagem no aprendizado devido a isto).  Orem para que os recursos cheguem para que possamos desenvolver esse trabalho. Se você estiver interessado em ser nosso parceiro neste projeto nos informe por email que enviaremos mais detalhes de como você poderá ajudar. Desde já agradecemos.
 
Pedidos de Oração
- Por nossas vidas, saúde, e família.
- Pela igreja de Valias e novos batizados para que sejam fortalecidos a cada dia e que outros se interessem para o próximo batismo.
- Pela escolinha de futebol, onde 40 meninos fazem parte. Para que eles entendam bem a Palavra de Deus e possam se decidir por Jesus.
- Devido a algumas dificuldades por parte de alguns mantenedores, estamos precisando de novos mantenedores mensais para o Projeto Seara- Albânia através de SEMIPA. (Louvamos a Deus pois no último Congresso de SEMIPA fomos supridos no déficit que tínhamos no projeto, obrigado a todos que colaboraram, que Deus os recompense).
- Por recursos para iniciar o projeto com as crianças.
 
Missionários Eduardo e Jane Monteiro 


Voltar