Albânia
Albânia, república do Leste Europeu; faz fronteira ao noroeste e ao norte com a Sérvia e Montenegro, a leste com a Macedônia, ao sudeste e ao sul com a Grécia, e a oeste com o mar Adriático. Com 28.748 km2, é um dos menores países da Europa. Sua capital é Tirana.


POPULAÇÃO E GOVERNO
 
Cerca de 98% da população são albaneses, que se dividem em duas ramificações: gregs  tosks. Tirana, a capital, é a maior cidade, com uma população de 618.000 habitantes. Outras grandes cidades são Durrës e Elbasan.
 
1967 foi um ano marcante para o povo albanês, neste ano a Albânia tornou-se um país ateísta declarado em sua Constituição, dificultando a existência de qualquer religião, o governo aboliu todas as instituições religiosas. A liberdade de culto foi restaurada oficialmente em 1990. A Constituição de 1946 proclamou uma república popular, e a Constituição de 1991 mudou a denominação do país para República da Albânia. De 1940 a 1980, o único partido existente era o Partido do Trabalho Albanês.
 
Tirana, capital da Albânia

SITUAÇÃO MISSIONÁRIA
 
Os comunistas perseguiram implacavelmente todas as religiões. Todas foram totalmente suprimidas em 1967. Em 1990 a proibição foi suspensa, mas a pressão dos líderes muçulmanos, ortodoxos e católicos pode levar a leis discriminatórias contra outros grupos.
 
MOTIVOS DE LOUVOR
 
  • Louve a Deus pelas mudanças espetaculares na Albânia.
  • As arrogantes afirmações de Hoxha de ter conseguido o ateísmo foram consideradas pelo seu sucessor como “um erro” em 1991. A religião vem sendo encorajada como um antídoto contra a onda de criminalidade que apareceu depois da liberdade.
  • A penetração dos cristãos evangélicos tem sido rápida e os efeitos dramáticos. Dezoito meses após a queda do comunismo, 16 agências missionárias entraram no país com projetos de ajuda, evangelismo e implantação de igrejas. A jovem igreja na Albânia tem crescido tão rapidamente que surgem problemas, como a preparação de líderes para manter o ritmo com crescimento. Ore pelo crescimento e maturidade da igreja evangélica na Albânia.
 
MOTIVOS DE ORAÇÃO
 
  • A devastação deixada pelo regime comunista é tão grande que levará décadas para recuperar o país mais pobre da Europa. Depende enormemente da ajuda ocidental para sua sobrevivência e de investimentos para o crescimento. Virtualmente a única atividade econômica é o comércio de mercadorias doadas ou contrabandeadas.
  • O regime comunista imposto ao país em 1945 desmoronou em 1991 logo após a morte de Enver Hoxha. Duas eleições multipartidárias levaram finalmente o país a um governo democrático em 1992. A restauração dos direitos de propriedade aos amigos donos de terras e a situação explosiva na vizinha Kosovo, um enclave da Sérvia (aonde vivem 1.800.000 albaneses), são os grandes problemas a serem resolvidos.
  • A experiência da Albânia com o comunismo foi devastadora nas áreas econômica, moral e espiritual. A selvageria da repressão à toda oposição ao ditador Hoxha, quer real ou imaginária, foi tal, que 700.000 foram mortos ou aprisionados por longos períodos.
  • Uma grande proporção da população foi coagida a espionar seus vizinhos. O governo democrático enfrenta uma imensa tarefa para reparar as injustiças do passado, reconstruir um estado moderno viável partindo do zero, iniciar um programa justo de reforma agrária, e dar esperança a um povo desmoralizado. Ore em favor dos líderes da nação para que tenham sabedoria e moderação.
  • A liberdade religiosa tem sido um assunto importante. Os muçulmanos do Oriente Médio têm articulado um esforço maciço para reavivar o islamismo no país, através de missionários, bolsas de estudo, ajuda material, construção de mesquitas para levar o país para o mundo muçulmano. Os católicos no norte e os ortodoxos no sul estão restabelecendo sua presença em lugares onde anteriormente eram fortes. Todos esses três grupos estão pressionando por uma legislação mais restritiva para manter de fora outras religiões consideradas não albanesas. O sucesso dos mórmons e baha’i pode prejudicar os evangélicos. Ore para que haja equilíbrio aos governantes para que saibam formular leis não impeçam o avanço do evangelho no país



Voltar